O LIXO CRIA VIDA

30/06/2010 11:52

“O LIXO CRIA VIDA”

 

1.0                          IDENTIFICAÇÃO  

 

  O trabalho será desenvolvido juntamente com os alunos do 1º ao 7º ANO da Escola Júlia Verônica localizada na cidade de Areia-PB.

 

2.0                          INTRODUÇÃO

 

A Escola e a comunidade exercem papel fundamental na contribuição para a conservação e preservação do meio ambiente. Para isso criamos o Projeto “O LIXO CRIA VIDA” que através de ações múltiplas visa melhorar a qualidade de vida dentro e fora da escola, orientando alunos, pais, funcionários e comunidade.

Considerando-se a importância da temática ambiental, é preciso que a Escola ofereça meios efetivos para que os alunos compreendam os fatos naturais e humanos a  respeito do tema abordado e que a partir desta compreensão desenvolvam posturas e comportamentos sociais que permitam viver numa relação construtiva consigo mesmo e com o meio ambiente. Assim esperamos no decorrer do projeto, modificar de forma significativa o modo de pensar e as posturas individuais de todos os envolvidos  para a construção de um mundo melhor.

É função da Escola trabalhar o tema “meio ambiente” de forma transversal através de ações reflexivas, práticas ou teóricas para que os alunos aprendam a responsabilidade que cada um tem com a natureza.

O Projeto “O Lixo cria Vida”, desenvolvido pelo diretor Wilson Feitosa Lopes, da E.M. Júlia Verônica, localizada na rua Aurélio de Figueiredo, Areia-PB, será implantado  por todo corpo docente e terá como público alvo, todos os alunos do Ensino Fundamental do 1º ao 7° ANO (cerca de 270 alunos).

 

3.0  DIAGNÓSTICO

 

Analisando o bairro na qual a Escola está inserida, podemos perceber que a comunidade é composta de pessoas simples e de baixa renda, na sua maioria. Na área encontra-se a mata da Jussarinha onde a grande parte da comunidade retira lenha para uso doméstico. A comunidade pouco percebe os valores à sua volta, ignorando questões relevantes para o ambiente, como por exemplo, jogar lixo doméstico, entulhos, etc. nas ruas e terrenos baldios. Assim se faz necessário urgentemente de um trabalho de conscientização com relação a sustentabilidade, como por exemplo separar e reciclar lixo na escola ou em casa como forma de garantir uma melhor sobrevivência do meio ambiente.

 

4.0  JUSTIFICATIVA

 

O projeto “O lixo cria Vida” preocupa-se com o lixo produzido na escola e no bairro em que os alunos vivem de forma que possam participar e transformar o meio ambiente. Dessa forma acreditamos que as crianças diferentemente dos adultos, desenvolvem com mais sensibilidade o amor pela natureza.

Faz-se necessário colocar em prática no dia-a-dia dos alunos da E. M. Júlia Verônica e da comunidade da Jussara, a mudança de hábito tão danoso ao meio ambiente em relação ao desrespeito com os recursos naturais, através de práticas abusivas de descarte do lixo.

Até o momento na E.M. Júlia Verônica, nenhum outro projeto desta natureza foi desenvolvido, haja visto a grande importância de interesse pedagógico para a implantação desse projeto ambiental, que visa a conscientização das crianças para os problemas que envolve o lixo produzido na escola e no bairro onde vivem.

Atualmente a comunidade escolar joga o lixo produzido na escola em lixos sem a preocupação de selecionar. Com a implantação deste Projeto pretende-se que toda a comunidade passe a ter a consciência da necessidade sobre a seleção do lixo, passando a jogá-lo em lixeiras específicas para cada tipo de material. 

 

5.0  OBJETIVOS

 

5.1 OBJETIVO GERAL

 

O presente Projeto tem como objetivo  promover uma mudança comportamental dos alunos da E.M. Júlia Verônica e criar uma sociedade com uma visão ambientalmente sustentável e socialmente justa, capaz de identificar-se como parte integrante da natureza, sendo responsável para proteger e preservar o meio ambiente.

 

5.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·         Promover uma educação ambiental no ambiente escolar, de forma a auxiliar a formação de indivíduos multiplicadores;

·         Despertar nos alunos uma consciência crítica a respeitos dos problemas ambientais que envolvem a comunidade na qual estão inseridas;

·         Promover na comunidade escolar uma visão sistêmica sobre o problema do lixo desde a sua produção até o seu destino final.

·         Identificar os problemas locais devido a falta de reciclagem do lixo.

·         Incentivar e promover o trabalho coletivo e a cooperação entre os alunos e os professores, entre a escola e a comunidade, para transformação humana e social, alcançando a preservação e a recuperação do ecossistema.

 

6.0  METODOLOGIA

 

                 A Escola realizará seminários, palestras, teatro, exposições, vídeo aulas, oficinas de reciclagem de lixo, tarefas de catação de lixo na escola e na comunidade, visando recolher papéis, latas e garrafas pet para reciclagem, reunião com todos os funcionários para definir metas,  escolha de um grupo de alunos para executarem atividades de sensibilização (distribuição de folders, confecção de cartazes, etc.)

 

 

7.0  PARCERIAS

 

                 Serão buscados parcerias com:

·               Prefeitura, juntamente com a Secretaria de Educação e Agricultura, buscando apoio financeiro/material e de divulgação;

·               Comércio local, que poderão adotar em seus estabelecimentos os recipientes corretos à destinação de cada tipo de lixo;

·               A Igreja, para que participe com o incentivo em suas reuniões com a comunidade sobre o tema  ambiental abordado, visando uma melhor qualidade de vida;

·               Catadores de material reciclável, que irão à Escola em dias programados apanhar os materiais reciclados dando-lhes a destinação correta;

·               Emissoras de radio da cidade, que promoverão a divulgação do projeto;

·               Prefeitura Municipal de Areia com quem contaremos para implantar a coleta seletiva no bairro da Jussara;

·               Centro de Ciências Agrárias –UFPB, que contribuirá com o fornecimento de técnicos qualificados para dar palestra sobre o tema abordado.

 

8.0  RECURSOS

8.1 Recursos Humanos

·               Direção, corpo docente;

·               Alunos do 1º ao 7° ANO;

·               Associação de Pais e Mestres

·               Pais e comunidade em geral;

·               Palestrantes convidados para falar sobre a reciclagem do lixo

8.2 Recursos Materiais

·               Material didático: papéis variados, lápis de cor, pincel, tinta guache, isopor, cartolina, cola branca, fita adesiva, tesoura, etc.

·               Material reciclável: garrafas pet, papel, latinha, etc.

·               Aparelho de Data Show e compador;

·               Equipamento de som, com caixas e microfone;

·               Aparelho de  TV e DVD;

·               Material necessário para a Operação Catação: luvas, jalecos, etc., visando à proteção dos alunos no dia de catação e separação do lixo reciclável.

9.0  PLANEJAMENTO  DAS LINHAS DE AÇÃO

1ª Etapa – Elaboração do projeto e distribuição com os parceiros;

2ª Etapa – Refere-se a sensibilização do público alvo. Será dada em dois momentos:

O primeiro momento será dado com a comunidade escolar (Direção, professores, funcionários e alunos) e o segundo momento com a comunidade “social” (pais e comunidade) através de reuniões realizadas ao longo de todo ano letivo.

Serão confeccionados convites apresentando o Projeto para serem distribuídos aos funcionários da escola e aos alunos.

3ª Etapa – Esta etapa consiste da realização de palestras que serão executadas na Escola através dos palestrantes convidados, os quais abordarão sobre a temática ambiental, onde participarão pessoas ligadas a Secretaria da Agricultura, alunos, funcionários e comunidade. É importante destacar que cada professor estará trabalhando antecipadamente os temas agendados para a palestra através de atividades em sala de aula, como leituras de textos, debates e discussões, pesquisas e vídeo aula.

4ª Etapa – Serão realizadas na Escola oficinas de reciclagem com utilização de garrafas pet, papel.

5ª Etapa – Para finalizar a Escola realizará um dia de culminância dos trabalhos realizados, onde os alunos poderão expor desenhos, poesias,  músicas (paródias), redação com a temática ambiental e apresentação de uma peça teatral.

6ª Etapa – Divulgação dos trabalhos realizados através da Internet, jornal da Escola, distribuídos entre funcionários,alunos e parceiros.

7ª Etapa – Nessa etapa todos os envolvidos farão uma avaliação se os objetivos pretendidos foram alcançados.