RECRIANDO PARA RECREAR E CRESCER BEM

01/05/2012 08:42

 

                                                         RECRIANDO PARA RECREAR

 

  1. Identificação

 

Nome do cursista

 

Nome da Escola: Escola Municipal “Júlia Verônica dos Santos Leal” – Areia – PB

Série: Pré ao 5º ano                                                                    Número de alunos: 160     

Professores envolvidos: Lourdes, Hozanete, Marly, Aparecida, Priscila, Guia, Paula, Josiane, Wilma, Edilma, Maria do Socorro e Wilson.

 

           

 

  1. Problemática a ser estudada / Definição do Tema

 

Por a escola não dispor de um espaço físico adequado à recreação, os alunos ficam impossibilitados de interagir de forma harmoniosa.

Em consequência do convívio na comunidade na qual estão inseridas, as crianças presenciam muita violência, trazendo assim para o espaço escolar.

 

 

 

  1. Justificativa

 

 

A preocupação surgiu de todos os envolvidos na comunidade escolar a partir da observação do recreio.

O projeto visa criar atividades recreativas como facilitadoras no convívio social propiciando uma relação harmoniosa estimulando o desenvolvimento psíquico, cognitivo e afetivo.

 

 

 

  1. Objetivo (s)

 

 

  • Adequar as brincadeiras ao espaço físico escolar;
  • Estabelecer contratos para combater a violência escolar no que diz respeito as modalidades de ação no ambiente pedagógico;
  • Valorizar as relações sociais presentes nas brincadeiras.

 

 

 

  1. Conteúdos

 

 

ü  O corpo humano;

ü  Os órgãos dos sentidos;

ü  Expressão oral;

ü  As cores

  1. Disciplinas envolvidas

 

 

Português, Artes, Matemática, Educação Física e Ciências.

 

 

 

  1. Metodologia / Procedimentos / Cronograma

 

 

O projeto iniciará pela conversa sobre brincadeiras e apresentando as etapas e regras a serem seguidas.

As brincadeiras serão selecionadas de acordo com a faixa etária das crianças. O espaço escolar será organizado por circuito de brincadeiras que serão monitorados por alunos voluntários do fundamental II da mesma escola.

 

 

 

 

 

  1. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)

 

 

Corda, bola, bambolê, lenços, chocalho, giz, cordão, perfume.

 

 

 

  1. Registro do processo

 

 

Fotos e relatórios.

 

 

 

  1. Avaliação e Resultados esperados

 

 

Serão avaliados os espaços destinados a recreação, os jogos escolhidos e todas as atividades realizadas e se os objetivos propostos foram alcançados plenamente.

 

 

 

  1. Divulgação / Socialização do Projeto realizado

 

 

Ambiente colaborativo de aprendizagem do e-proinfo;

Blogs dos professores;

Orkut e site dos professores.

 

  1. Referências Bibliográficas

 

 

 

http://www.pucpr.br/arquivosUpload/1237436911311194303.pdf - acesso em 02-04

 

 

http://wata-eh-legal.blogspot.com.br/2007/09/dia-das-crianas-atividades-jogos_20.html - acesso em 02-04