Projeto Político Pedagógico

30/06/2010 12:15

Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Júlia Verônica dos Santos Leal

 

 

 

Proposta Político Pedagógica

Uma Visão para o Desenvolvimento Educacional

Wilson Feitosa Lopes

 

Fluxograma: Fita perfurada: J V    2010 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Escola de Ensino Fundamental Professora

Júlia Verônica dos Santos Leal

 

 

 

Projeto Político Pedagógico

 

 

“Uma Visão para o Desenvolvimento Educacional”

 

Wilson Feitosa Lopes

Diretor

 

Maria de Lourdes

Diretora Adjunta

 

 

 

Areia – PB

SUMÁRIO

1. APRESENTAÇÃO

2. HISTÓRICO DA ESCOLA

2.1 PERFIL E FUNCIONAMENTO DA ESCOLA

2.2 ESTRUTURA FÍSICA DA ESCOLA

2.3  ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

2.4 UNIVERSO ESTUDANTIL

2.5 RECURSOS HUMANOS

2.5.1 PERFIL DOS EDUCADORES

3. APRESENTAÇÃO DA VISÃO, DA MISSÃO E DOS OBJETOS DA ESCOLA

3.1 VISÃO DE MUNDO E DO HOMEM

3.2 VISÃO DE SOCIEDADE

3.3 VISÃO DE CONHECIMENTO

3.4 VISÃO DE ESCOLA

3.5 VISÃO DE FUTURO

3.6 MISSÃO DA ESCOLA

3.7 VALORES

3.7.1 VALORES NA LDB

3.7.2 QUE VALORES DEVEM SER ENSINADOS NA ESCOLA

3.7.3 COMO ENSINAR VALORES

4. PROPOSTA PEDAGÓGICA

4.1 OBJETIVOS

4.1.1 OBJETIVO GERAL

4.1.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

5. FUNDAMENTOS ÉTICO PEDAGÓGICOS

6. FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS

6.1 CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO

7. FUNDAMENTOS DIDÁTICOS-PEDAGÓGICOS

7.1 PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

7.2 CONTEÚDO

7.3 CURRÍCULO

7.4 METODOLOGIA

7.5 AVALIAÇÃO

7.5.1 EDUCAÇÃO INFANTIL

7.5.2 ENSINO FUNDAMENTAL I E II

7.5.3 INSTRUMENTOS UTILIZADOS PARA AVALIAÇÃO

7.5.4 FALTA NO DIA DE PROVA

7.6 DISCIPLINA

7.7 ADMINISTRAÇÃO

7.8 RELAÇÃO COM A COMUNIDADE

7.9 EQUIPE PEDAGÓGICA

8.0 PROJETOS SETORIAIS

9.0 REFERÊNCIAS

 

 

 

 

                                                                                    

 

 

 

 

 

 

“Se não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro.”

(D. Pedro II)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1.                  APRESENTAÇÃO

Vivemos atualmente em um mundo globalizado, onde as nossas atitudes e pensamentos de antecipação para prever o futuro fazem parte do nosso presente. Portanto essa influência do futuro sobre o nosso cotidiano só faz sentido se os planos que tentamos desenvolver sobre os diversos espaços cumprir a função de melhorar as condições de vida do ser humano.

É com este pensamento que a Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora “Júlia Verônica dos Santos Leal” pretende melhorar a qualidade de vida da comunidade na qual está inserida, oferecendo através de uma escola de qualidade diversas oportunidades para que os educandos cresçam como pessoas, desenvolvam a própria humanidade e trilhem seus novos caminhos rumo ao futuro.

Diante das necessidades educacionais verificadas no âmbito da escola, depois de um levantamento de dados apresentados pelos professores, referentes a dificuldade de aprendizagem, distorção idade-série, evasão e repetência, sentimos que é demais urgente pensar e agir numa elaboração de uma proposta pedagógica voltada aos interesses, necessidades e realidade que a mesma esta inserida.

Vimos seriamente que o papel desta escola é preparar o aluno para que antes de tudo seja um cidadão crítico e consciente, capaz de entender a realidade em que vive e em seguida procurar melhorar o seu destino, entendendo que isto só será possível através da educação.

Reforçamos o nosso pensamento quando os PCN’s enfatizam que “A aprendizagem significativa implica sempre alguma ousadia: diante do problema posto, o aluno precisa elaborar hipóteses e experimentá-las. Fatores e processos afetivos, motivacionais e relacionais são importantes neste momento.”

Com planejamento participativo, fica claro o que se pretende e o que deve ser feito para se chegar aonde se quer. Um bom PPP dá segurança à escola e isso se faz imprescindível para se ter um rumo, visando a obtenção de resultados eficientes.

O PPP é uma tarefa coletiva, na qual professores, outros profissionais da educação e a comunidade escolar devem colaborar dando origem a um trabalho compartilhado. É importante também por facilitar o planejamento, assim o caminho a ser seguido, pode ser percorrido com firmeza.

Os conteúdos a serem estudados, deverão passar por uma análise crítica. Não deverá existir preocupação com a quantidade de conteúdos aprendidos, mas sim com a qualidade da reelaboração de conhecimentos a partir da matéria estudada. Portanto, exigirá uma postura docente que seja comprometida não só com o pedagógico, mas também com o social.

E por último, a avaliação que parte da necessidade de explicar e compreender as causas de problemas, se esforçando para propor alternativas coletivas. Logo, a avaliação deve favorecer o desenvolvimento da capacidade discente e deve ser resultante de um processo de avaliação diagnóstica.

Segundo Libâneo (1994, p.195): “A avaliação é uma reflexão sobre o nível de qualidade do trabalho escolar tanto do professor como dos alunos”.

Assim, a avaliação não se resume a testes, exercícios, provas, pesquisas bibliográficas e questionários, e à atribuição de notas e conceitos. O professor deve ficar atento para que a avaliação cumpra suas verdadeiras funções: identificar dificuldades e avanços nos alunos, avaliar sua própria atuação, refletindo sobre o quanto sua prática pedagógica contribui para o rendimento escolar dos alunos, replanejar as atividades propostas e refletir a unidade entre objetivos, conteúdos e metodologia presentes nos planejamentos.

 

2.                  HISTÓRICO DA ESCOLA

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora “Júlia Verônica dos Santos Leal” está situada à Rua Aurélio de Figueiredo, s/n na cidade de Areia, Estado da Paraíba.

Areia também é muito conhecida por sua história, cultura, arquitetura, paisagem e clima que deslumbram quem a visita.

O município de Areia está localizado na microrregião do brejo paraibano. Tem aproximadamente 25.000 habitantes e ficou conhecido por muito tempo como Terra da Cultura, tendo seu teatro – o “Theatro Minerva” sido edificado 50 anos antes que o da capital do Estado da Paraíba.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora “Júlia Verônica dos Santos Leal”, está localizada no município de Areia, a Rua Aurélio de Figueiredo S/N no Bairro da Jussara, tornando-se assim, de grande importância para aquela comunidade, já que educa e orienta os seus alunos para um bom desempenho na sua vida infantil, adolescente e adulta. Pertence ao Órgão Municipal de Educação e está mencionada a 3º Região de Ensino, com sede em Campina Grande.

Limita-se ao Norte com a residência do senhor Adalberto Ramos, ao Sul com o sítio Macaíba do senhor Antonio Balbino, ao Leste com a CAGEPA e ao Oeste com a residência da senhora Sebastiana S. de Lima.

O bairro Jussara recebeu este nome por causa das terras chamadas Jussara do senhor Juvenal Espínola (ex-prefeito do município de Areia) e que atualmente pertence ao seu filho Juvenal Espínola Filho. Com o passar dos anos foram sendo construídas casas ao redor destas terras, formando assim uma comunidade.

O bairro onde se localiza a escola possui uma parte que é bastante central, mas boa parte dele é composta pela comunidade denominada Jussara, um dos locais mais pobres do bairro, onde suas ruas não são asfaltadas, não há saneamento básico e nem mesmo uma boa iluminação, ou seja, não possuem nenhuma estrutura com suas ruas muito acidentadas e as casas na sua maioria em péssimas condições para habitação. Possui vários ramos do comércio, têm alguns mercadinhos, uma panificadora, lojas de confecção, uma fábrica de picolé e sorvete; há também uma praça, uma lavanderia pública e uma escola pertencente à Rede Estadual de Ensino.

Neste bairro existe ainda o Hospital Municipal, o Fórum Desembargador Aurélio de Albuquerque, inaugurado no dia 04/01/2005 e uma Unidade de Saúde da Família “José Guedes da Costa” que, de acordo com as suas possibilidades procura atender as necessidades da população.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora “Júlia Verônica dos Santos Leal” foi fundada no ano de 1974 durante a administração do então prefeito Élson da Cunha Lima, tendo sido restaurado 15 anos depois na administração do prefeito Ademar Paulino de Lima ao assumir o município pela primeira vez.

O seu nome é uma homenagem prestada a Professora “Júlia Verônica dos Santos Leal”, que foi uma grande mestra no nosso município, conhecida por Júlia Leal.

 

2.1  JÚLIA VERONICA DOS SANTOS LEAL

Conhecida por Júlia Leal, professora, compositora, instrumentalista, nasceu em Areia – PB em 1868 e faleceu em 1970. Filha do professor José Berardo dos Santos Leal, iniciou e concluiu sua formação educacional em sua cidade natal.

Educadora de grande mérito, com vasto conhecimento de música compunha com grande facilidade. Possuía um curso, onde formou gerações inteiras de ilustres paraibanos que elevaram o nome da Paraíba no cenário nacional, entre os quais José Américo de Almeida. O curso funcionava em sua residência, onde lecionava Letras, Música, Piano, Artes Cênicas e Religião, contribuição esta que veio a elevar cada vez mais, a projeção cultural que alcançou Areia no passado. Era admirada e respeitada pela comunidade areense, pois durante mais de quarenta anos Júlia Leal dedicou-se ao árduo mister de educadora.

Era organista da Igreja Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Areia, o que reflete a pujança e o espírito religioso da destacada mestra. Organizava festas cívicas e escolares dentre estas, destacava-se o drama denominado “AS QUATRO ESTAÇÕES”, tendo participado do espetáculo, Virgínia Pires Xavier, outra grande na música, representando a Primavera. Poetisa de reconhecido mérito escreveu os versos do hino “SALVE 3 DE MAIO”.

Para administrar, organizar e dirigir as atividades educativas existentes na escola, já passou pela direção, várias professoras, as quais assumiram total responsabilidade por este educandário. Foram elas:

-              Arminda de Andrade Gondim;

-              Marluce Maurício de Oliveira;

-              Natália Nunes Freire;

-              Maria Lúcia do Monte;

-              Neuza Atanázio da Silva;

-              Maria Hortênsia Nunes;

-              Maria de Fátima F. da Silva Santos;

-              Maria de Lourdes Santos;

-              Maria Diana Pereira da Silva

Atualmente a direção está sob o comando do professor Wilson Feitosa Lopes.

 

2.2                               PERFIL E FUNCIONAMENTO DA ESCOLA

Ano de 2010, MÊS- MARÇO

  1. ESTADO: PB
  2. MUNICIPIO: Areia
  3. NOME DA ESCOLA: Júlia Verônica dos Santos Leal
  4. NOME DO DIRETOR: Wilson Feitosa Lopes
  5. ENDEREÇO DA ESCOLA: Rua Aurélio de Figueiredo, S/N
  6. TELEFONE: (83) 33622884
  7. E-MAIL: juliaveronicadossantosleal@hotmail.com
  8. SITE: www.colégiojuliaveronica.webnode.com.br
  9. LOCALIZAÇÃO: Área Urbana
  10. NÍVEIS DE MODALIDADE DE ENSINO MINISTRADOS NA ESCOLA:
  11. (   x  ) educação pré-escolar

(  x   ) ensino fundamental – (1º ao 5º ano)

(  x   ) ensino fundamental – (6º ao 7º ano)

 

 

 

 

 

  1. DEPENDÊNCIAS ESCOLARES E CONDIÇÕES DE USO

DEPENDÊNCIAS

QUANTIDADE

UTILIZAÇÃO ADEQUADA

UTILIZAÇÃO INADEQUADA

Sala de aula

6

5

1

Diretoria

1

1

 

Sala de professores

1

 

1

Cozinha

1

 

 

Refeitório

1

 

1

Depósito de material de limpeza

1

1

 

Sala de informática

1

1

 

Sanitário dos alunos

3

3